Dano do nervo tibial

O nervo tibial fornece movimento para os músculos envolvidos na flexão do pé e sola, e sensorial para as superfícies posterior e inferior da parte inferior da perna, juntamente com a área posterior do pé.

A lesão do nervo tibial está associada à perda ou ao comprometimento dos seguintes músculos: panturrilha abdominal, patim, tíbia, dedo longo e flexor do dedo do pé, dedo curto e flexor do dedo do pé, intercostais e gluteusóides.

A lesão do nervo tibial é uma condição rara dos nervos periféricos, sendo a lesão a causa mais comum.

Sintomas do dano do nervo da tíbia

Como resultado da paralisia do nervo tibial, não é possível curvar a sola do pé. O paciente não deve ficar de pé ou andar na ponta dos pés. Devido à paralisia dos músculos intercostais, a posição dos dedos dos pés é em forma de garra (semelhante à observada após a lesão do nervo do cotovelo, que se manifesta em tal posição nas mãos). Os dedos dos pés devem permanecer eretos nas articulações da base e dobrados nos outros.

Com o decorrer do tempo do dano do nervo da tíbia, ocorre o chamado "efeito tíbia". o pé do calcanhar, que é causado por contrações progressivas dos retificadores e atrofia muscular das solas, perdendo sua inervação motora devido a danos no nervo tibial. Além disso, os reflexos do tornozelo e sola são abolidos. Distúrbios sensoriais estão presentes na pele das extremidades inferior e inferior e na parte de trás do pé.

Tratamento do dano do nervo tibial

O tratamento do dano ao nervo tibial visa a sua regeneração e a restauração de sua função adequada, consistindo principalmente no movimento adequado do membro inferior (principalmente do pé). Massagens e movimentos ativos e passivos foram aplicados.

A reabilitação a longo prazo é frequentemente necessária porque a regeneração do nervo tibial é um processo lento. A eficácia do tratamento pode ser avaliada pelo exame eletromiográfico das áreas danificadas.
Mariusz Kłos

- Prof. Prof. dr med. Władysław Jakimowicz Neurologia clínica no esboço do Manual para estudantes de medicina ", ed. Mieczysław Goldsztajn, ed. PZWL Medical Publishing House, Varsóvia.
- neurologia prática ", Antoni Prusiński, ed.

Sofia Coelho
Sobre Sofia Coelho 397 artigos
É difícil descrever uma pessoa complexa como Sofia Coelho, mas duas coisas que você nunca esquecerá é que ela é cuidadosa e precisa. É claro que ela também é objetiva, alegre e excitante, mas elas são de certa forma equilibradas por serem assustadoras também. sua natureza carinhosa, é o que ela é tão querida. Os amigos freqüentemente contam com sua natureza contemplativa quando estão se sentindo para baixo. Ninguém é perfeito, claro, e Sofia tem muitas falhas de caráter também. sua natureza dominante e natureza presunçosa estão longe de ser ideais em níveis frequentemente pessoais. Felizmente, sua precisão ajuda a evitar a maioria dessas queixas .

Seja o primeiro a comentar